My playlist


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

terça-feira, 15 de maio de 2012


SIR (Sala de Integração e Recursos)

A Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre constitui-se num espaço e numa modalidade de trabalho pedagógico, especialmente planejado para a investigação e atendimento aos alunos do ensino regular e especial que, por apresentarem necessidades educativas especiais, necessitam de atendimento complementar e específico que venha a contribuir para sua adequada integração ao ensino regular.


OBJETIVOS

A SIR está voltada ao atendimento das especificidades e diversidades dos alunos oriundos do ensino regular e especial. Tem como objetivos:

·                    Avaliar, junto ao setor pedagógico, a situação do aluno que apresenta indicação de um trabalho mais específico;
·                    Estabelecer investigação individualizada buscando identificar possibilidades de aprendizagem, potencialidades, bem como carências;
·                    Planejar a modalidade de atendimento na SIR e de acompanhamento na escola;
·                    Assessorar os serviços da escola de origem do aluno quanto as possíveis investigações;
·                    Planejar o trabalho didático-pedagógico a ser desenvolvido, sendo este com ênfase no processo de alfabetização;
·                    Contatar com a família do aluno sempre que necessário, para firmar acordos quanto a ações a serem estabelecidas;
·                    Acompanhar o aluno no seu cotidiano escolar, através de trocas de informações com os profissionais que atuam com o mesmo, ou fora do âmbito escolar quando estes são atendidos por outros especialistas;
·                    Valorizar as realizações do sujeito, substituindo o temor do fracasso escolar pelo encorajamento de seus esforços e progressos alcançados.


DINÂMICA DE TRABALHO

Num primeiro contato é informado a cada escola o número de vagas que tem na SIR. Este levantamento é feito de acordo com o número de alunos matriculados que fazem parte da clientela à qual se destina esse serviço.
O Serviços de Orientação Pedagógica e os professores priorizam os alunos que serão encaminhados para avaliação na SIR. Após esta definição será preenchida a ficha de encaminhamento com os pareceres do orientador e do professor, ressaltando aspectos significativos que justificam tal encaminhamento.

De posse dos pareceres e após análise dos mesmos, os professores da SIR discutirão com os serviços da escola, quais os alunos elegíveis ou não, e aqueles que sugerem outro tipo de intervenção que não a da SIR.

Definidos os alunos, as próximas etapas, de acordo com o Documento Referência da SIR (SMED/POA,1998),  são:

1ª Etapa: Será realizada inicialmente uma observação do aluno em seu contexto escolar. Isso porque faz-se necessário o conhecimento da realidade que por hora é significativa para este aluno em função das dificuldades apresentadas.
Neste momento se estará atendendo às diversidades de relações do aluno no âmbito escolar.
2ª Etapa: A fim de estabelecer com a família um contato relativo ao trabalho a ser desenvolvido, promove-se nesta fase um encontro com os responsáveis pelo educando em questão.
3ª Etapa: Passamos então, à avaliação com o aluno na sala da SIR contemplando dois encontros individuais semanais. Procurar-se à não ultrapassar o limite de oito encontros. Esta etapa tem como finalidade estabelecer uma investigação individualizada buscando identificar possibilidades de aprendizagem, potencialidades, dificuldades, com o objetivo de levantar possíveis intervenções para a qualificação do trabalho em sala de aula e/ou para encaminhamentos à especialistas e/ou orientações à família.
4ª  Etapa: Elaboração, por parte do professor da SIR, de um relatório da avaliação que se constituirá dos acordos e contratos feitos da devolução à escola
5ª Etapa: Consiste no planejamento do trabalho didático e/ou intervenção psicopedagógica a ser desenvolvida por parte dos professores da SIR e da aula de aula. As aprendizagens escolares, sociais, afetivas; as atividades; a metodologia de trabalho; o material didático necessário; a duração e a freqüência do atendimento, entre outros.
6ª Etapa: Após o termino da avaliação os responsáveis pelo aluno serão chamados à SIR onde tomarão conhecimento das conclusões à que chegaram SIR/Escola e da proposta de trabalho a ser realizada.
7ª Etapa: É o momento da intervenção na qual se efetiva o atendimento específico, a cargo do profissional da SIR. A modalidade de atendimento em consideração, critérios para a indicação do melhor espaço de trabalho. Para que o aluno não tenha prejuízo no trabalho desenvolvido em sala de aula o atendimento se dará em horário oposto ao escolar, oportunizado, assim, um tempo a mais com as questões da aprendizagem.
8ª Etapa: Trata-se do acompanhamento deste aluno para avaliar a adequação às suas necessidades e propiciar informação útil que permita uma revisão periódica do planejamento.
9ª Etapa: A partir do momento em que o aluno obtiver avanços significativos no contexto escolar, podendo da SIR, e que a escola sinta-se preparada para assumir as diferentes situações que este educando possa apresentar no decorrer da construção do conhecimento, ele será desligado da mesma.
Através de um fórum de discussão com a assessoria se chega a um consenso quanto ao momento do desligamento do aluno que freqüenta a SIR, não deixando de levar em consideração a garantia de um acompanhamento assistemático após este desligamento.








Nenhum comentário:

Postar um comentário