My playlist


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SIR.wmv



SALA DE INTEGRAÇÃO E RECURSOS DA EMEF AFONSO GUERREIRO LIMA



           A Sala de Integração e Recursos da EMEF Afonso Guerreiro Lima é um espaço muito próprio de experiências múltiplas visando a aprendizagem do aluno com necessidades especiais.
Há diversos recursos desenvolvidos para estimular o interesse e a motivação desses alunos.
Conforme relatos da professora Ângela Figueiredo, dá-se relevância a jogos e brincadeiras para que, de uma forma lúdica, o aluno venha a despertar o interesse pelas atividades realizadas na escola. Embora seja uma forma diferente, após as brincadeiras, utiliza-se atividades desenvolvidas em aula pelos professores e que devem ter relação direta com a que o aluno vivencia na SIR.
Uma das brincadeiras de grande interesse das crianças são os jogos de quebra-cabeça, onde os alunos estabelecem relações de análise e síntese, além de ser importante para o desenvolvimento da atenção e destreza.
As brincadeiras que simulam atividades presentes no dia a dia das crianças, também se encontram retratadas lá, como por exemplo, brincar de fazer comida, utilizando-se de  artefatos como panelas e fogão.
Segundo os dizeres da professora Ângela Figueiredo: “ O aluno especial necessita de atividades que prendam e despertem seu interesse, uma delas é o simples brincar de fazer de conta”.
Outra atividade muito apreciada é o jogo da corrida com os carros. Eles utilizam-se de um tabuleiro gigante, onde está desenhado a trilha. Os alunos iniciam jogando um dado. Caso por exemplo dê 3 no dado, ele deverá avançar 3 casas, ou seja, observará a indicação. Se cair numa casa em que a regra é para parar, abastecer o carro, logo deverá obedecer e cumprir o que foi determinado.   O aluno deverá ter atenção e seguir corretamente as regras dadas pelo jogo. Será campeão aquele que primeiro conseguir concluir.
Uma atividade divertida e que é de interesse dos alunos é vestir-se e utilizarem máscaras, perucas, óculos... e assim poderem extravasar sentimentos.
A professora conta que para alguns alunos que tem verdadeiro fascínio pelo programa Chaves, adoram realizar brincadeiras envolvendo os personagens.
Outro dia, conforme relatos da professora Ângela, um aluno percebendo um dos bonecos da série, avidamente quis pegá-lo e repetir como ele age. “A tendência das crianças é repetir o que os atores fazem, até por imitação. Os pais devem ficar atentos, pois muitas vezes eles são agressivos e as crianças acabam repetindo o que veem. Cabe a eles, intervir e explicar que essa não é uma atitude correta."
A professora da SIR mostrou um recurso utilizado para as crianças que apresentam dificuldades motoras, que é o uso de um painel que prende-se nas mesas. Ele apresenta várias faixas com velcro. O aluno pegará o desenho com a escrita da palavra e posteriormente, tentará achar as partes da mesma. Ao achá-la colará no velcro. Caso o aluno já consiga escrever, prende-se uma folha A3 na mesa em suas extremidades e com o auxílio do pincel atômico o aluno tentará escrever a palavra do exercício anterior até como reforço da atividade.
Para finalizar as atividades Ângela mostrou uma colméia, que faz parte da tecnologia assistiva que serve para alunos com Necessidades Especiais  que tenham dificuldade motora. Esse equipamento facilita para o aluno na utilização de teclas do computador.
Através dessa exposição de atividades podemos perceber a importância dos alunos atendidos pela SIR onde, além de brincadeiras, jogos e atividades como o simples brincar de faz de conta podem estimular os alunos com Necessidades Especiais.





Um comentário:

  1. Olá, Carina!
    Gostei muito do teu blog. Somos colegas de Prefeitura! Eu trabalho na PI do Tristão.Gostei muito do relato da Angela sobre a SIR! Parabéns pelo blog!
    Abraços
    Adriana

    ResponderExcluir